Pular para o conteúdo
Categorias:

Manutenção industrial: corretiva, preventiva e preditiva

Publicado por Rezzolut - Soluções Anticorrosivas

A manutenção industrial é, atualmente, parte das estratégias de redução de custos de indústrias e não apenas um recurso utilizado de forma esporádica. Portanto, tem se tornado comum encontrar empresas que ofereçam manutenção em diferentes graus e tipos, garantindo o processo operacional da empresa de forma segura e confiável.

Saiba um pouco mais sobre os tipos de manutenção e a importância de cada uma delas para uma produção mais eficiente e rentável.

– Manutenção Corretiva

Provavelmente o tipo mais conhecido e utilizado, a manutenção corretiva costuma ser mais rápida e tem o foco apenas em consertar aquilo que foi quebrado. Apesar disso, ela pode vir em dois subtipos diferentes: a urgente e a programada.

A manutenção corretiva urgente se dá quando um equipamento, geralmente uma máquina essencial para a produção, quebra e precisa de conserto imediato.

Já a manutenção corretiva programada costuma acontecer quando um equipamento quebra de uma forma não-vital para a operação da empresa, o que permite agendar a manutenção dele para um momento onde a máquina possa ser parada para o conserto.

– Manutenção Preventiva

Enquanto a manutenção corretiva busca resolver problemas que já aconteceram, a manutenção preventiva tem o foco — como seu próprio nome diz — em prevenir que esses problemas aconteçam.

Este tipo de manutenção atua como uma estratégia eficiente no controle de gastos da empresa, e geralmente é estipulado em um planejamento com a empresa que irá fazer a manutenção ou o responsável interno pela mesma.

De acordo com o manual do fabricante de cada equipamento, a manutenção é feita em períodos programados, com foco nos pontos de desgaste e que têm mais predisposição a falhas.

– Manutenção Preditiva

Com a modernização em estratégias de manutenção, a manutenção preditiva traz o conceito de acompanhamento constante dos equipamentos de uma indústria. Esse tipo de manutenção precisa ser realizada pelos próprios operadores dos equipamentos, que por fim, precisam ter maior conhecimento das máquinas para saber quando algo está errado.

O monitoramento também é feito através de equipamentos especializados que analisam o comportamento das máquinas e indicam se é necessário executar alguma manutenção.

O foco da preditiva está em realmente prevenir que a linha de produção pare por motivos de defeitos e geralmente ela está alinhada com os outros dois tipos de manutenção, especialmente a preventiva.

Quer saber mais sobre manutenção industrial? Com o Guia Completo de Manutenção Industrial você aprende mais sobre os tipos de manutenção e como eles podem ser combinados para o planejamento de manutenção ideal. Baixe agora gratuitamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *