O mundo moderno definitivamente alterou a forma como a indústria se comporta hoje em dia, alterando processos internos, equipamentos e até mesmo a forma de trabalhar dos colaboradores.
Muita tecnologia tem sido inserida no meio industrial e reunimos aqui algumas tendências para a manutenção industrial em 2023, para você se inteirar das novidades!
1. Internet das Coisas (IoT)
Não é nenhuma novidade que uma das maiores mudanças no mundo foi a conexão da internet com tudo e na área industrial, isso não é muito diferente. Os objetos IoT são objetos físicos que têm algum tipo de integração com sensores, softwares e outros tipos de dispositivos, inclusive a própria internet, permitindo que eles operem de forma inteligente.
Na indústria, os IoT aparecem principalmente na fabricação inteligente, na manutenção preventiva, logísticas conectadas, rede de energia e cadeias de suprimentos inteligentes.
2. Computação em Nuvem
A abordagem cloud native — nativo da nuvem em português — dos softwares atuais trouxe mudanças drásticas na forma como estruturas deles são desenvolvidas e utilizadas. Isso é feito para trazer mais flexibilidade e agilidade na maneira como as indústrias trabalham, tornando processos internos mais rápidos e garantindo mais segurança para os dados dentro dessas nuvens.
A nuvem também oferece oportunidade de gerenciamento aprofundado, alocando dados de acordo com a necessidade e demanda da fábrica.
3. Analytics e Big Data
Big Data é um termo que se refere a geração global de dados no mundo todo. Esses dados gerados são coletados e organizados de forma que seja possível que as empresas gerenciem e verifiquem essas informações em tempo útil, garantindo oportunidades de negócios mais personalizadas e oferecendo mais controle nas análises de negócio.
Unido ao conceito do Analytics, o Big Data tem o potencial de tornar a indústria mais eficiente, operando de maneira inteligente e aproveitando ao máximo as oportunidades.
4. Manutenção Industrial Pay-per-use
Do inglês, pague pelo uso, o sistema pay-per-use unido à manutenção industrial traz novas estratégias quando o assunto é prevenção e redução de custos.
Quando usado em conjunto com equipamentos IoT, os maquinários de uma fábrica podem se tornar ainda mais eficientes, agilizando processos de manutenção, garantindo um funcionamento adequado. É possível permitir que os próprios dispositivos acionem assistência técnica quando eles encontram algum problema, recebam atualizações do fabricante através da nuvem e podem enviar informações que auxiliem o fabricante do equipamento a continuar aperfeiçoando ele.
Essas manutenções podem ser conhecidas como Manutenção como Serviço e os fabricantes podem desenvolver planos de aluguel para garantir esses serviços, agilizando a sua produção.
Quer tornar a manutenção da sua fábrica ainda mais eficiente? Confira nosso guia completo e gratuito sobre Manutenção Industrial. Baixe agora.